Em 2022, a Semana de Jornalismo do Cariri vai discutir a relação entre mídia e democracia, tendo como pano de fundo o cenário de polarização política e ameaças às instituições inclui mesas, oficinas e atividades culturais ao longo de todos os dias do evento. Confira!

Mesas-redondas

TERÇA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO

Mesa: Mídia e Democracia

Mediadora: Profa. Lígia Rodrigues (UFCA)

Debatedoras:

Helena Martins (UFC)

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa. É professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC. É editora da Revista EPTIC. Coordenadora do Telas – Laboratório de Pesquisa em Políticas, Tecnologia e Economia da Comunicação.

Ana Regina Rêgo (Presidenta da Rede Nacional de Combate à Desinformação) –

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-doutora em Comunicação e Brasil). Com estudos sobre História, Historicidades, Memória e Narrativas da Comunicação e Jornalismo e, por último, tem se dedicado ao fenômeno da desinformação em perspectiva histórica e atual. Publicou recentemente, junto com a professora Marialva Barbosa, o livro “A Construção Intencional da Ignorância: o mercado das informações falsas”.

 Tamiris Tinti Volcean

É jornalista, pedagoga, professora e pesquisadora.  Mestra em Comunicação e Doutoranda em Literatura pela USP. Atualmente lidera  o Aletheia Fact, um movimento para a democratização do fact-checking no Brasil, que faz a verificação de discursos e dados para combater a desinformação e a propagação de fake news.  Todo conteúdo da plataforma é realizado por voluntários e distribuído de forma livre e gratuita. 

QUARTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO

Mesa: Jornalismo Político: fronteiras e questões éticas

Mediador: Prof. Edwin Carvalho (UFCA)

Debatedores:

Bruna Vieira (Sindjorce)

É jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é delegada regional do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (SINDIJORCE). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em rádio, TV, impresso e digital. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer (2019, 2017 e 2016), Fenacor (2016) e Criança PB (2015). Autora de “Mães na dor: mulheres órfãs de filhos”.

Érico Firmo (O Povo)

Jornalista, colunista de Política e editor no jornal O Povo.

Luciana Fernandes Veiga (UniRio)

Mestre e doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Estágio pós-doutoral na Universidade da Califórnia, Irvine, 2013. Professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, atuando no curso pós-graduação e de graduação em Ciência Política.

QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO

Mesa: Perseguição, violência e ataques à liberdade de expressão

Mediadora: Profa. Elane Abreu (UFCA)

Debatedores:

Raimundo Nonato de Lima (UFC)

Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, possui Mestrado em Linguística pela mesma instituição. Em maio de 2022 foi afastado da direção da Rádio Universitária da UFC após 15 anos no cargo.

Filipe Roloff (Nubanc e Ponte)

Educador, Estrategista e consultor em Diversidade e Inclusão na PONTE: Educação para a Diversidade, é Mestrando em Design Estratégico e Inovação Social e graduado em Comércio Exterior, ambos pela Unisinos. Atual Coordenador de Diversidade e Inclusão de Aprendizagem do Nubank, possui experiência de 10 anos em Diversidade e Inclusão Corporativa. Atua também como professor do primeiro MBA de Diversidade e Inclusão em Contexto Corporativo no Brasil, na Salle Business School. Na VI Semana de Jornalismo do Cariri vai abordar a questão da inclusão e o poder da diversidade na reconexão social.  

SEXTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO

Mesa: Papel e Atuação da Imprensa no Processo Eleitoral

Mediador: Prof. Tiago Coutinho

Debatedores:

Fabiana Moraes (UFPE e The Intercept)

Jornalista, professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), colunista no The Intercept e conselheira na Agência Pública. É vencedora de três prêmios Esso, recebeu ainda o Prêmio Petrobrás de Jornalismo. Tem seis livros publicados e o mais recente e que será lançado aqui na UFCA é o “A pauta é uma Arma de Combate”

Luan de Alencar Maciel (Budejo Podcast)

Advogado, editor, produtor e apresentador do Budejo Podcast, programa semanal sobre cultura nordestina, gravado no Cariri cearense. Tem experiência no Controle de Qualidade e edição para a produtora Maremoto Podcasts, sendo responsável pela edição e/ou revisão de podcasts da Globosat, Tesouro Direto, B9, entre outros.

Lançamento de livro “A pauta é uma arma de Combate” [Arquipélago Editorial], de autoria de Fabiana Moraes

Oficinas

Serão 20 vagas para cada oficina

QUARTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO

14h às 16h – Sindicalização, legislação e direitos dos jornalistas com Bruna Vieira (SINDJORCE)

Local: Sala E19

QUINTA-FEIRA, 20 DE OUTUBRO

16h às 18h – Escritas afetivas – jornalismos popular e literário, com Luan Matheus Santanna (UFCA)

Local: Sala E20

SEXTA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO

14h às 16h – Produção de pauta, com Fabiana Moraes

Local: Sala E20

16h às 18h – Curadoria como prática política, com Moacir dos Anjos (FUNDAJ)

Local: Sala E20

Tema: Introdução a aspectos teóricos e práticos do exercício da curadoria em artes visuais. De que maneiras a organização de exposições pode se vincular ao ambiente social e político no qual está inserida ou sobre o qual se debruça? Como as exposições podem impactar nos contextos sociais onde são apresentadas? Curadoria e censura

Moacir dos Anjos é pesquisador e curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife. Foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (2001-2006) e pesquisador visitante no centro de pesquisa TrAIN – Transnational Art, Identity and Nation, University of the Arts London (2008-2009). Foi curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza (2011), curador da Bienal de São Paulo (2010), co-curador da Bienal do Mercosul, PoA (2007) e curador do Panorama da Arte Brasileira, MAM SP (2007). É autor, entre outros, dos livros Local/Global. Arte em Trânsito (2005) e ArteBra Crítica.

Programação Cultural

18 de outubro – 14h às 16h

Local: Em frente ao bloco G

Encontro das revistas Corte Seco e Memórias Kariri. Lançamento do livro “Quantas histórias cabem dentro da Tarrafa?” de Wesley Vasconcelos.

18 de outubro – 18h30

Apresentação cultural com seleção de repertório relacionado à democracia, com o Coral da UFCA

18 a 21 de OutubroPátio da UFCA

Exposição de fotografias “Atos democráticos” realizada pelo Grupo Limbo (Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais) da UFCA.

18 a 21 de OutubroPátio da UFCA

Distribuição de Fanzines. Biblioteca de fanzines. Com Tiago Coutinho e Lígia Rodrigues