O superior geral da Congregação Salesiana, Cardeal Angél Fernández, reconheceu, em visita a Juazeiro do Norte, que a igreja católica está em dívida com o Padre Cícero Romão Batista, cujo processo de beatificação será analisado pelo Vaticano. Em coletiva de imprensa no Colégio Salesiano, na tarde de ontem (2), ele anunciou a concessão do título de Salesiano Cooperador ao Padre Cícero, em reconhecimento ao trabalho realizado em vida pelo sacerdote do Cariri. “É um momento de a Igreja continuar a fazer um caminho, também, de justiça, da parte nossa. Estamos em dívida com o Padre Cícero, por tudo o que ele foi para nós”, destacou.

A visita do representante máximo da Congregação Salesiana, que veio da Itália especialmente para cumprir extensa programação no Cariri, é vista com entusiasmo e otimismo pela comunidade católica da região, especialmente porque os processos que envolvem causas de beatificação e santificação passam pelo crivo dos cardeais, no Vaticano. Questionado sobre a repercussão do processo de beatificação de Cícero Romão entre os cardeais, Ángel Fernández admitiu que muitos sacerdotes no Vaticano podem não ter dimensão da grandiosidade da obra do Padre Cícero, “mas o Santo Padre (referindo-se ao Papa Francisco) sabe”.

De acordo com Padre Wesley Barros, vice-postulador da causa de beatificação do Padre Cícero, o processo de beatificação encontra-se neste momento em fase de inquérito sobre a sua vida, que deve ser concluído no primeiro semestre de 2024 e entregue a Roma. O inquérito então entrará em uma segunda fase onde serão investigados os milagres atribuídos ao sacerdote. 

A visita do cardeal da santa igreja, se estende até a próxima segunda-feira (5) e tem na sua programação a participação na cerimônia de bênção do chapéu na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores e na procissão e encerramento da Romaria das Candeias na Praça dos Romeiros, ambos nesta sexta-feira (2). No sábado (3), ele participa da celebração eucaristica de dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e declaração de Padre Cícero como Salesiano Cooperador. No domingo (4) terá encontro com jovens e de outros compromissos internos da congregação salesiana. 

Reitor-mor da Congregação Salesiana desde 2014, o Padre Angél Fernández Artime foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023, em uma honraria incomum na igreja, já que ainda não era bispo. Questionado sobre supostos rumores de que ele estaria sendo cotado para suceder o santo padre, ele classificou a ideia “como uma estupidez”, já que o Papa segue firme atuando e não há, segundo ele, nenhuma discussão neste sentido.

Paulo Brito/Agência Cariri