Quem pretende construir carreira no serviço público tem a oportunidade de disputar uma das 410 vagas imediatas oferecidas pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Mas é preciso se apressar: as inscrições do concurso público encerram às 16h deste sábado (9). Os interessados devem ter concluído o ensino médio e precisam se inscrever pelo site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$ 65,00, com isenção do pagamento para candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea. A aplicação das provas objetivas está prevista para 28 de abril. As vagas são destinadas ao cargo de analista bancário, com salário inicial de R$ 3.788,16 e benefícios descritos em edital. Além das 410 vagas para preenchimento imediato, outras 300 estão sendo oferecidas para cadastro de reserva, distribuídas em 11 estados do país. No Cariri, há vagas disponíveis para as cidades de Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Crato e Juazeiro do Norte.

Para estudantes de graduação, a Unimed Cariri está oferecendo uma vaga de estágio remunerado para alunos das áreas de Jornalismo, Marketing ou Publicidade e Propaganda. O perfil da vaga é para pessoas com habilidades em produção de texto, manejo com redes sociais e mídias digitais e outras atividades correlatas ao setor de marketing. A carga horária é de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, preferencialmente pelo turno da manhã. Para se inscrever, é necessário cadastrar o currículo no site da instituição: https://www.unimedcariri.com.br/institucional/trabalhe-conosco/. O estágio é presencial, na sede da Unimed Cariri em Juazeiro do Norte. O valor da bolsa de estágio não foi divulgado.

Com a divulgação dos resultados dos editais das bolsas de Extensão, Cultura e do Programa de Iniciação à Docência (PID), estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) podem concorrer a bolsas mensais no valor de R$ 700,00, muitas delas voltadas para alunos de Jornalismo. Entre as opções de processos seletivos com vagas abertas estão os projetos Vozes do Cariri (que recebe inscrições até às 17h deste sábado, dia 9), e Monitoria em Processos Fotográficos no Campo do Jornalismo (inscrições até 10 de março). Cada projeto possui seu próprio critério de seleção.

Além das ofertas de vagas de emprego, bolsas e estágio, a lista de oportunidades inclui edital de residência em artes visuais, prêmio, seminário em Jornalismo Investigativo e cursos gratuitos em diferentes áreas. Confira!

Centro Cultural abre edital para residência em artes visuais

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo lançou o edital do Programa de Residências e Intercâmbios Artísticos, que é destinado a seleção de quatro artistas que integrarão o segundo ciclo de residências da unidade com bolsa de R$ 5 mil. As vagas são voltadas a artistas visuais de diferentes técnicas, que sejam maiores de 18 anos, que deverão realizar pesquisas durante um mês, entre abril e maio de 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até este domingo (10), por meio do Mapa Cultural do Ceará.

Abraji abre chamada para Seminário em Jornalismo Investigativo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) está recebendo trabalhos para o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O edital irá selecionar nove trabalhos, sendo três para mestres ou doutores, três para graduados e três para Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), este último necessariamente na categoria produto jornalístico, livro-reportagem, podcast ou qualquer outro formato que seja acerca dos temas do edital. Os artigos deverão ser enviados online até 10 de abril. Os autores selecionados farão parte da programação do 19° Congresso da Abraji que ocorrerá em São Paulo, de 11 a 14 de julho de 2024. Os autores dos trabalhos selecionados terão acesso gratuito ao 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e ao 6º Domingo de Dados, com todas as despesas de hospedagem e transporte cobertos pela Abraji.

Inscrições abertas para 2ª edição do Prêmio Sintaf de Jornalismo

A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) está com inscrições abertas para a 2ª edição do Prêmio Sintaf de Jornalismo até dia 15 de abril. As premiações englobam cinco categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo,  Webjornalismo e Radiojornalismo com premiação de R$ 6 mil para o 1º lugar e R$ 2 mil para o 2° lugar e a quinta e a recém-criada categoria “Universitário – Webjornalismo” em que estudantes universitários também poderão concorrer, com premiação de R$ 2 mil para o 1º lugar. Poderão participar trabalhos jornalísticos veiculados no período de 15 de junho de 2023 a 10 de abril de 2024 e que estejam dentro da temática “O Fisco do Futuro e a redução das desigualdades”, com abordagens que podem ser conferidas no site.

EBAC disponibiliza curso de introdução ao Marketing Digital

A Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) oferece de forma online e gratuita o curso de Introdução ao Marketing Digital. O programa inclui orientações sobre a criação de campanhas, conteúdos e anúncios para Instagram, Facebook e Google Ads e tem cinco horas de duração. As inscrições podem ser realizadas diretamente no site

SEBRAE oferece curso aberto sobre comunicação em vendas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) disponibiliza curso gratuito  no formato online com duração de seis horas para aperfeiçoar a comunicação no processo de venda e aprender mais sobre ferramentas para estabelecer essa comunicação. Além disso, o curso fornece certificado, bastando se inscrever no site.

Beatriz Albuquerque / Agência Cariri
E-mail: agenciacariri.iisca@ufca.edu.br