O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou esta semana o Programa de Combate à Desinformação. De olho na disseminação de notícias falsas, principalmente em redes sociais como o Facebook e o Instagram, e em aplicativos de mensagens como o WhatsApp, o Programa do STF pretende recorrer a influenciadores digitais para combater Fake News e discursos de ódio contra instituições públicas e grupos sociais na internet. Segundo o Conselho Nacional de Justiça,  o programa será focado em ações de comunicação que irão capacitar “jornalistas profissionais e influenciadores digitais para a identificação de práticas de desinformação e discursos de ódio e as formas de atuação para combatê-las”. 

Pesquisa divulgada pela comunidade de mobilização online Avaaz (Voz), a respeito da covid-19, aponta que sete em cada dez brasileiros entrevistados acreditaram em, pelo menos, um conteúdo falso relacionado à pandemia. O gerenciador de mídias sociais e proprietário de uma agência de marketing digital na cidade de Juazeiro do Norte, Júnior Sousa, alerta para o aumento do uso das redes sociais para proliferação de notícias falsas. Ele destaca que os usuários dessas redes precisam checar os conteúdos antes de publicá-los ou compartilhá-los na internet. “É importante procurar pessoas e/ou organizações com maior autoridade e reputação e que estejam a par de um tema, ou até mesmo verificá-lo de forma independente”, observa. 

Ao ser questionado sobre como fazer um bom uso das redes sociais, driblando a desinformação e as fake news, Sousa observa que, embora plataformas como o Instagram e o Facebook tenham criado seus próprios instrumentos de verificação de notícias falsas, eles  não são suficientes para impedir a divulgação em larga escala de notícias falsas. Ele recomenda desconfiança do usuário dessas redes ao se deparar com supostas notícias de grande apelo popular. “Elas são muito chamativas e trazem um ar sentimental para nós. A desconfiança já deve iniciar dali.”, finalizou. 

Live no InstagramEm transmissão ao vivo na página da Agência Cariri no Instagram (clique aqui), nesta quinta-feira (2), às 19h, o jornalista Júnior Sousa vai falar sobre o uso adequado uso das redes sociais. Com ênfase nas técnicas de divulgação de produtos e serviços nessas redes, o empresário dará dicas de como produzir conteúdos atrativos que ampliem o alcance das publicações. Durante a Live, ele  também irá apresentar algumas estratégias para manter o produto ou serviço oferecido em evidência nas mídias digitais.

Texto: Juliana Sátiro  / Agência Cariri