O jornalista Chico José participa, nesta sexta-feira (17), às 19h, de uma coletiva de imprensa com estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), transmitida ao vivo pelo canal da Semana do Jornalismo da UFCA no Youtube (link para uma nova página). Na coletiva, que ocorrerá durante uma aula aberta ao público, o jornalista deve falar sobre a série de demissões que a Rede Globo, vem realizando com seus profissionais mais experientes do jornalismo.

As inscrições para a aula aberta com Francisco José seguem até às 17h desta sexta-feira (17). Para acompanhar o evento gratuito do curso de Jornalismo e ter direito a certificado de participação de 3 horas emitido pela UFCA, basta fazer a inscrição na plataforma Google Forms (link para uma nova página) e assinar a lista de frequência que será disponibilizada ao longo do evento. Quem assistir a aula pelo Youtube mas não realizar a inscrição prévia não terá direito a certificação.

Chico José, como é mais conhecido o jornalista natural da cidade do Crato, participa pela segunda vez de um evento da UFCA. Em 2016, ele abriu a programação da Primeira Semana de Jornalismo do Cariri, realizada pela instituição. Desta vez, ele aceitou ser sabatinado pelos estudantes de jornalismo da região após sua recente demissão da Rede Globo. No último dia 29 de novembro, Chico e o também veterano Renato Machado foram desligados da emissora, juntando-se a outros experientes profissionais da área, como Alberto Gaspar e Isabela Assumpção, também demitidos em 2021.

Sobre a coletiva de imprensa com os estudantes de Jornalismo da UFCA, Chico se mostra animado: “o jornalismo foi uma profissão que eu abracei com muito amor, muito carinho. Foi quase meio século fazendo trabalho na televisão. Vai ser um papo descontraído”. Segundo ele, durante a coletiva, os alunos e o público participante poderão perguntar sobre qualquer tema, mesmo os mais polêmicos. “Vamos conversar sobre tudo, todos vão perguntar o que quiser, não há o que esconder”, garante.

Primeiro repórter do Nordeste a aparecer no Jornal Nacional, Chico José imprimiu sua marca no jornalismo da TV Globo. Finalista do Emmy, o maior prêmio da televisão mundial, com uma reportagem sobre os indígenas enawenê-nawê na Amazônia, ele possui a marca de 103 reportagens especiais para o Globo Repórter. Sua última aparição no programa, uma reportagem especial sobre o Atol das Rocas, vai ao ar no dia 25 de março de 2022.