Após 25 anos desde o início de sua construção, um dos maiores templos católicos de peregrinação do país será entregue neste sábado, 3 de fevereiro, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. A cerimônia de dedicação da Igreja do Bom Jesus do Horto será presidida pelo superior geral dos salesianos de Dom Bosco, o cardeal e Reitor-Mor Padre Ángel Fernández, que veio da Itália especialmente para a ocasião. O evento será iniciado às 18h com missa e contará com a presença de várias autoridades católicas. Após a dedicação, haverá a inauguração do Monumento Padre Cícero e Dom Bosco, além de uma apresentação musical realizada pela Filarmônica Bom Jesus de Matriz, de Camaragibe, Alagoas.

Quando estiver totalmente finalizada, a igreja vai ser capaz de receber até 15 mil pessoas. O monumento será o quarto maior do Brasil, com quase sete mil metros quadrados de extensão e 50 metros de altura, o equivalente a um prédio de 16 andares. A maior igreja do país é a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que possui cerca de 25 mil metros quadrados e está localizada em Aparecida do Norte, São Paulo.

O rito da “dedicação” é um evento religioso que acontece quando a construção de uma igreja chega ao fim e pode ser entendido como “consagração” ou “sagração” do monumento ao Sagrado Coração de Jesus. No caso da Igreja do Bom Jesus do Horto, a dedicação acontece antes da finalização de suas obras. De acordo com o Inspetor Salesiano do Nordeste, padre Inácio Vieira Júnior, ainda falta concluir a parte externa do templo, que terá um campanário e área de acolhida para os romeiros e fiéis. 

Sobre construção da igreja

A Igreja do Bom Jesus do Horto, ou apenas “Igreja do Horto”, foi inicialmente planejada por Padre Cícero Romão Batista. Em 1889, o “Padim Ciço” fez uma promessa de que construiria uma igreja caso a seca na região do Cariri diminuísse. Com seu pedido atendido, a construção desse monumento foi iniciada, enquanto o padre ainda era vivo, perdurando por décadas, até ser cancelada. No lugar onde ocorreu a primeira tentativa de construção da igreja foi construída a Estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto, em 1969, muito tempo depois da morte de seu idealizador. 

Em 1999, uma nova tentativa de se construir a Igreja do Bom Jesus do Horto foi iniciada pela Congregação Salesiana de Juazeiro do Norte, com o intuito de “pagar” a promessa feita por Padre Cícero há quase um século. De lá para cá, a construção do monumento idealizado pelo “Padim” teve  suas obras arrastadas por mais de duas décadas, até finalmente estar pronta para ser dedicada em 2024, com a presença do líder internacional da Congregação Salesiana, o Reitor-Mor Ángel Fernández Artime. Contando com a ajuda de doações vindas de fiéis e romeiros, estima-se que cerca de 7 milhões de reais já tenham sido gastos com a Igreja do Bom Jesus do Horto.  

Thiago Mariano/Agência Cariri