O segundo dia da V edição da Semana de Jornalismo do Cariri, que acontece nesta terça-feira (28), tem como foco o debate sobre os impactos da pandemia no jornalismo brasileiro. Com transmissão ao vivo pelo youtube, a partir das 18h30, o espaço contará com a participação de Ivana Negrão (ESPN Brasil), Lola Ferreira (UOL Notícias), Joana Suarez (AzMina), e Naiana Rodrigues, professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esgotamento com excesso de trabalho, demissões em massa, agravamento de problemas psicológicos e disseminação de desinformação nas redes sociais, são os principais agravantes que a pandemia trouxe para os jornalistas. É o que aponta o relatório parcial do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), em parceria com o Centro Incentivo para o Jornalismo Digital da Universidade de Columbia, realizado em 2020, com mais de 1.406 entrevistados.

No Brasil, país que lidera o ranking de jornalistas mortos pela Covid-19, e que atualmente soma mais de 400 casos de ataque à liberdade de imprensa, a situação não é diferente. De acordo com nota publicada pelo ICFJ, e reiterada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), este foi o período profissional mais difícil e duradouro que muitos vivenciaram durante suas carreiras.

A mesa debatedora da V Semana, com mediação de Ivan Satuf, professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), abordará essas questões durante o evento. Acompanhe a programação completa no site e na página do Instagram da Agência Cariri de Notícias.

Ivana Negrão e Naiana Rodrigues também vão estar compondo o dia. Créditos: Divulgação.

DEBATEDORAS

Lola Ferreira (UOL)

Repórter no UOL Notícias, é autora do Manual Universa UOL para Jornalistas, com boas práticas na cobertura da violência contra a mulher. Também atuou na Gênero e Número, no HuffPost Brasil e no portal R7.

Ivana Negrão (ESPN)

Jornalista formada pela UFRN, com especialização em Jornalismo Econômico, experiência em TV e rádio como repórter e apresentadora. Atualmente atua como editora e comentarista na ESPN Brasil, em São Paulo.

Joana Suarez (AzMina)

Formada há 12 anos, atuou 8 anos em mídia tradicional e está há 4 anos como jornalista freelancer e independente, com mais de 40 reportagens publicadas em veículos como Agência Pública, Folha de São Paulo, revista Piauí, Época, Repórter Brasil, Projeto Colabora, The Independent, entre outros. Produz podcasts, newsletters e coordena a Redação Virtual – grupo com mais de 250 jornalistas do Brasil, que buscam atuar como Freelas.

Profa. Naiana Rodrigues (UFC)

Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, doutoranda em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP) e do grupo Práxis no Jornalismo (Praxisjor – UFC).

Texto: Bruna Santos / Agência Cariri