Na próxima quarta-feira (29) a Semana de Jornalismo discutirá os impactos da Covid-19 na vida dos jornalistas cearenses. A mesa será mediada pelo professor Anderson Sandes, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e contará com a presença de Valéria Alves (Analista de Comunicação do Hospital Regional do Cariri), Robson Roque (Jornal do Cariri) e Rafael Mesquita (Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará –Sindjorce).Toda programação será transmitida ao vivo pelo Youtube  da Semana. 

Os jornalistas vêm sendo drasticamente afetados pelas mudanças nas leis trabalhistas criadas durante a pandemia da covid-19. Um levantamento feito pelo Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mostra que  desde que entrou em vigor a Medida Provisória 936/2020, que foi convertida em Lei 14.020/2020, houve redução salarial, diminuição da jornada de trabalho e até a suspensão do contrato de trabalho durante a pandemia, permitindo que 196 jornalistas tivessem reduções salariais e 28 fossem demitidos no Estado do Ceará somente em 2020. 

A jornalista Bruna Vieira, que reside no município de Barbalha, em recente entrevista para a Agência Cariri, explica  que “um dos fatores para o desemprego é a precarização das relações de trabalho. Empregadores, tanto no setor privado, quanto no público, alegam crise econômica e queda nas receitas publicitárias e de assinantes para justificar o enxugamento das redações há décadas. A pandemia apenas reforça essa linha de ação”. 

Segundo Rafael Mesquita, os “profissionais da comunicação no Ceará estão trabalhando de forma mais intensa durante a pandemia do novo coronavírus, com jornadas de trabalho que têm aumentado em até seis horas diárias ”. Além de presidir o Sindjorce, Mesquita é Assessor de Imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), e é diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Em abril, o jornalista participou do evento de lançamento da V Semana de Jornalismo do Cariri, junto com a jornalista Manuela d’Ávila. 

A Semana de Jornalismo do Cariri será realizada entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro, com o tema “Jornalismo em confronto: atuação profissional na pandemia de Covid-19 no Brasil”. Para obter mais informações sobre o evento basta acessar o site e o perfil do Instagram da Agência Cariri.

Debatedores do dia 29 de setembro

Rafael Mesquita (Sindjorce)

Assessor de Imprensa da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), preside o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e é diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). 

 Robson Roque (Jornal do Cariri)

Jornalista, formado pela UFCA, é também Mestre em Jornalismo pela UFPB. Atualmente é doutorando do Programa de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Atua, ainda, como repórter do Jornal do Cariri, principal periódico impresso da região.

Valéria Alves (Analista de Comunicação do Hospital Regional do Cariri)

Jornalista formada pela UFC-Campus Cariri (hoje UFCA), com MBA em comunicação, administração e marketing, e mestranda do Programa de pós-graduação em Biblioteconomia pela UFCA. Já atuou como assessora de imprensa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte e na Prefeitura de Juazeiro do Norte, como repórter das TVs Verde Vale e Verdes Mares Cariri, e apresentadora na rádio FM Padre Cícero. Atualmente é Analista de Comunicação no Hospital Regional do Cariri.

Texto: Geneuza Muniz / Agência Cariri