Foto: Marcos Hermes/Divulgação

Estão abertas até o dia 24 de março, as inscrições para o credenciamento de artistas para a programação da 26ª edição da Mostra Sesc Cariri de Cultura 2024. O credenciamento deve ser feito no site oficial do Sesc Ceará e o resultado final será divulgado em 30 de abril. Este ano, uma das grandes novidades será o show cantor Ney Matogrosso, na abertura do evento, dia 22 de agosto.

Podem se inscrever no edital da Mostra  artistas que têm foco nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Circo, Dança), Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Música. Os interessados devem acessar o formulário de credenciamento para inscrição da proposta artística. O Sesc disponibiliza um suporte aos candidatos para dúvidas ou esclarecimentos durante o período de inscrição, através do e-mail inscricao@mostrasescdeculturas.com.br, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

A edição deste ano da Mostra Sesc Cariri vai ocorrer entre os dias 22 a 25 de agosto. Aos 82 anos, Ney Matogrosso é a primeira atração confirmada do evento. O show do lendário vocalista da banda Secos e Molhados está programado para acontecer no dia 22 de agosto na cidade do Crato. Essa será a primeira vez que o artista se apresenta na região do Cariri, embora tenha passagens recentes por festivais de música no Ceará.

A Mostra Sesc Cariri de Culturas é um mundo de diversidade encravada e desenvolvida no meio do Nordeste do Brasil, no sertão do Cariri. Principal festival de cultura do Sul do Ceará, o evento deve movimentar diversos municípios da região, uma vez que a programação dos quatro dias tomam as ruas, praças, teatros, clubes e galpões dos municípios do Crato, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Barbalha e outras cidades caririenses por onde a mostra pede passagem.

Aproximação entre comunidades através de ações cotidianas, criando um canal de comunicação entre participantes de todos os cantos numa grande cena pública.

Idealizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, através do Sesc, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se tornou palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais, reconhecida como um dos maiores encontros dessa natureza no país. O evento acontece anualmente no Cariri, transformando a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminários. Por meio de sua ampla programação, o evento promove o intercâmbio, a pluralidade e uma valiosa troca artística entre os participantes.

O Início

Iniciado em 1999 como Mostra Sesc Cariri de Teatro, o projeto foi crescendo, incorporando novos parceiros e ampliando sua abrangência para além das artes cênicas. Passa em 2011 a se chamar Mostra SESC Cariri de Culturas, incluindo todos os segmentos das artes e ações culturais do Cariri, que se dividem em sete núcleos: Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Plásticas, Audiovisual, Meio Ambiente e Ações Formativas. Porém, cada um deles se interrelaciona com os demais através de diversos encontros multidisciplinares, estimulando os intercâmbios entre o público e artistas de diversos campos.

Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 22 a 25 de agosto de 2024

Programação completa: https://www.mostrasescdeculturas.com.br/

Eugênio Silva/Agência Cariri