O abandono de animais se tornou um problema ainda maior para abrigos, ONGs e projetos que acolhem bichos em situação de rua em todo o país. Levantamento da ONG AMPARA Animal, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal, concluiu que o número de bichos abandonados no Brasil subiu 61,6% entre julho de 2020 e fevereiro deste ano no país, em relação ao mesmo período do ano anterior. No Cariri cearense, membros de projetos sociais e ativistas que resgatam animais de forma independente alertam para a superlotação dos abrigos e espaços de acolhimentos da região. 

Ativista da causa animal, a vereadora de Juazeiro do Norte, Jacqueline Gouveia, afirma já ter resgatado mais de dois mil animais. Voluntária no abrigo Lar Brilho Animal, ela demonstra preocupação com a superlotação dos abrigos existentes na região. “Os abrigos não podem acumular tantos animais por conta da qualidade de vida e das despesas altíssimas, pois o trabalho é voluntário e é impossível atender a todos os pedidos de ajuda”, destaca.

Glauber Oliveira, idealizador da ONG Vida de Cachorro, no município de Brejo Santo, diz que já está com quase 150 animais abrigados em sua residência. Ele conta que essa é “a realidade da maioria das ONGs, projetos e abrigos, utilizando das moradias dos próprios presidentes e pessoas que estão à frente dos projetos”. Segundo ele, a maioria das pessoas  utiliza a dificuldade financeira como argumento para justificar o abandono. Para Léa Arlete, representante do Abrigo Amigos do Pepe, que fica localizado na cidade de Várzea Alegre, o aumento do abandono de animais foi nítido durante a pandemia. “A população descuidou ainda mais e, muitas vezes, as pessoas se desfazem do seu pet como se fosse um brinquedo, com a desculpa de que a pandemia trouxe uma crise financeira e não dá mais para cuidar do animal.” 

O que fazer?

Diante da situação de não conseguir mais cuidar de um animal, seja ela financeira ou por falta de tempo para se dedicar ao pet, muitas pessoas procuram deixar os bichos em abrigos ou soltos na rua. O recomendado para situações como estas, é que não se abandone o animal: o ideal é procurar um novo lar para que ele seja adotado. Ao encontrar animais machucados ou doentes nas regiões que contam com os Centros de Zoonoses, é possível pedir ajuda para o animal ser recolhido e avaliado pelos veterinários. Juazeiro do Norte e Crato contam com unidades para o público. Os Centros atendem através dos seguintes telefones: (88) 98873-7986 (Juazeiro do Norte) e (88) 3521-2698 (Crato).

Texto: Stephani Linard | Agência Cariri