Além das mesas e palestras, a V Semana de Jornalismo do Cariri, que está com inscrições abertas até segunda-feira (27), também irá oferecer oficinas aos participantes. Ao todo serão cinco oficinas (uma em cada dia do evento), que irão acontecer de forma virtual, tendo como público alvo estudantes de jornalismo, professores e o público em geral. Para se inscrever basta acessar a plataforma Even3, por meio do link a seguir: https://www.even3.com.br/vsemanadejornalismodocaririufca/.

As oficinas serão realizadas à tarde, sempre das 14h às 16h. No ato da inscrição, os interessados podem escolher uma ou mais oficinas, preenchendo no formulário as opções desejadas. Na segunda-feira (27), ocorrerá a oficina de ‘Comunicação e Resistência: Um olhar sobre a prática jornalística indígena’ com Anàpuáka Tupinambá, radialista e fundador da primeira rádio online indígena do Brasil, e Raquel Paris, jornalista (UEPB) e mestre em literatura e interculturalidade (UEPB). Já na terça-feira (28), será realizada a oficina de ‘Diagramação com Scribus’, na qual o técnico do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Paulo Anaximandro, trará noções básicas de como utilizar este software gratuito de diagramação.

Na quarta-feira (29), o produtor musical e técnico do Laboratório de Rádio da UFCA, Paulo Victor Vaz, explicará o passo a passo de como elaborar um podcast; desde como operar um software de edição de áudio (noções básicas), até dicas sobre sonoplastia. “O mercado de podcasts  cresceu bastante nos últimos anos. A oficina de edição de áudio é de extrema necessidade para o estudante de jornalismo, pois no dia dia ele irá se utilizar desse recurso e até ter uma renda extra”, explica o instrutor da oficina. 

Dia 30, penúltimo dia da programação, acontecerá a oficina de ‘Design da Informação Jornalística’,  ministrada pela professora do curso de Jornalismo da UFCA Juliana Lotif,  que abordará os aspectos da construção da informação jornalística sob a ótica da linguagem gráfica e da colaboração entre jornalistas e designers. Através de estudos de caso e de exercícios práticos, os participantes farão experimentos envolvendo narrativa gráfica, visualização de dados e infografia. Por último na sexta-feira (01), a oficina será sobre produção independente de notícias no Cariri, as dificuldades encontradas, contato com fontes e entrevistados, entre outros aspectos. O ministrante é o historiador Roberto Júnior, pesquisador e fundador do Cariri das Antigas, projeto voltado para ações de difusão da história do Cariri, conscientização e preservação do patrimônio arquitetônico regional. 

Texto: Lara Alencar e Geneuza Muniz / Agência Cariri