Neste domingo, 7 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista. Para celebrar a data, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) irá promover um debate sobre o mercado de jornalismo da região, com participação de diversos profissionais da área, a partir das 18h30 desta segunda-feira (8), no Auditório Beata Maria de Araújo (Campus Juazeiro do Norte). Durante o evento, que é gratuito e aberto ao público, será feita uma homenagem ao jornalista e professor José Anderson Sandes, um dos pioneiros do curso de Jornalismo da instituição, que faleceu em 2023.

Sandes atuou por 28 anos como editor de cultura no Diário do Nordeste, deixando sua marca registrada entre a comunicação e a educação no Ceará. A trajetória do docente será lembrada por um registro em vídeo editado pela equipe da Memórias Kariri, revista experimental que era orientada pelo jornalista e educador, que era um grande defensor do jornalismo impresso.

Com inscrições online abertas até meio dia desta segunda-feira (8), o evento “Ser Jornalista: o mercado de jornalismo do Cariri” também irá receber os jornalistas João Hilário (Rádio Progresso e Vale FM), Lorena Tavares (TV Verdes Mares Cariri), Paulo Henrique Rodrigues (Sistema Verdes Mares e Diário do Nordeste), Pedro Paulo Vieira (TV Verde Vale, Portal Badalo e Vale FM), Jaqueline Freitas (Jornal do Cariri) e Raquel Oliveira (gerente de Marketing do Cariri Shopping), que irão falar sobre os desafios de fazer jornalismo na região.

Quem não preencher o formulário de inscrições online poderá se inscrever presencialmente na hora do evento, mas não receberá o kit que será entregue aos primeiros participantes inscritos que fizerem o credenciamento a partir das 18h no auditório. Qualquer pessoa interessada pode participar do evento, mesmo que não faça parte da UFCA. No formulário de inscrição é possível se inscrever tanto para a programação noturna quanto para as oficinas, que irão ocorrer à tarde, a partir das 14h. Todos os participantes inscritos receberão certificado emitido pela UFCA.

Programação

Além do debate e da homenagem ao professor Anderson Sandes, o evento noturno também terá o lançamento de um manual de checagem de notícias e combate às fake news e exibição da produção laboratorial do curso de Jornalismo. A programação também inclui a oferta cinco oficinas, realizadas na tarde desta segunda-feira (8): Jornalismo visual com Adobe Premiere, Produção de mapa interativo com Folium, Social Media, Manual da Câmera (Fotográfica) e Seus Desafios e Jornalismo Nas Redes Sociais, além de um minicurso de Oratória: Como Falar em Público, que será realizado entre os dias 9 e 11 de abril, das 14h às 18h.

Organizado pela Agência Cariri, vinculada ao curso de Jornalismo da UFCA, o evento alusivo ao Dia do Jornalista conta com apoio da Reitoria e das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progep), Extensão (Proex), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) e Cultura (Procult).

Lívia Leandro/ Agência Cariri