A Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá uma programação especial em comemoração ao Dia do Jornalista. Com o tema “Ser Jornalista: o mercado de Jornalismo no Cariri”, o evento gratuito reunirá experientes profissionais para discutir os desafios enfrentados pela categoria na região, a partir das 18h30 do dia 8 de abril, no auditório do Campus Juazeiro do Norte. Para participar do evento não precisa ser aluno ou servidor da UFCA. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o próximo dia 5 de abril. 

Com atenção voltada para o mercado jornalístico do Cariri, o evento organizado pela Agência Cariri, vinculada ao curso de Jornalismo da UFCA, promoverá um debate conduzido por profissionais de diversos veículos locais. Presença confirmada, João Hilário, uma das vozes mais populares da região, apresentador do Jornal Progresso (FM Progresso) e comentarista esportivo da Vale FM, irá partilhar um pouco da sua vivência e história no rádio. 

Outros grandes nomes do jornalismo também confirmaram presença: Lorena Tavares, repórter do Sistema Verde Mares e apresentadora do CETV Primeira Edição, o Coordenador de Jornalismo da TV Verdes Mares Cariri e colunista do Diário do Nordeste, Paulo Henrique Rodrigues, a Diretora de Jornalismo do Jornal do Cariri, Jaqueline Freitas,  o Coordenador de Jornalismo da TV Verde Vale e repórter do Portal Badalo e da Vale FM, Pedro Paulo Vieira, e Raquel Oliveira, gerente de Marketing do Cariri Shopping.

Além do debate sobre o mercado local, a programação especial do Dia do Jornalista na UFCA inclui a oferta de oficinas e minicurso, todos gratuitos e abertos ao público. Na segunda-feira, dia 8 de abril, serão realizadas as oficinas de Jornalismo visual com Adobe Premiere, Produção de mapa interativo com Folium, Social Media, Manual da Câmera (Fotográfica) e Seus Desafios e Jornalismo Nas Redes Sociais. Já o minicurso de Oratória: Como Falar em Público será realizado entre os dias 9 e 11 de abril, das 14h às 18h. No formulário de inscrição do evento é possível se inscrever tanto para o debate que ocorrerá na noite do dia 8 quanto para as oficinas, que seguirão com inscrições abertas até alcançar o limite de vagas por formação. 

SOBRE O DIA DO JORNALISTA

A data alusiva ao Dia do Jornalista foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem ao médico e jornalista Líbero Badaró, criador do jornal Observatório Constitucional, que foi morto por se opor ao Imperador Dom Pedro I. Nos dias de hoje, muitos jornalistas ainda são perseguidos por questões políticas e ideológicas, então a luta pela democracia e pela valorização dos profissionais continua e deve continuar sendo pauta.


 Lívia Leandro / Agência Cariri