A Universidade Federal do Cariri (UFCA) reúne na próxima terça-feira (18) jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores para discutir os impactos das fake news para a democracia e as eleições. O debate é aberto ao público e irá ocorrer a partir das 18h30 no auditório do Campus Juazeiro do Norte, marcando o início da VI Semana de Jornalismo do Cariri. O evento segue com inscrições abertas até domingo (16).

A VI Semana de Jornalismo do Cariri, único evento dessa natureza realizado na região e oferecido de forma gratuita entre os dias 18 e 21 de outubro, tem como tema “Mídia e Democracia”. Logo na abertura, o público poderá acompanhar o debate sobre fake news e desinformação especialmente em momentos decisivos como as eleições, com participação de professoras, jornalistas e pesquisadoras com vasta experiência no assunto. Entre elas, a presidenta da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Ana Regina Rêgo, que também é professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Autora do livro “A Construção Intencional da Ignorância: o mercado das informações falsas”, escrito em colaboração com a professora Marialva Barbosa e publicado em 2020, Ana Regina Rêgo vai orientar o público a respeito de como identificar e combater a disseminação de fake news. “A desinformação é um meio fácil e rápido para se conseguir a atenção plena dos usuários com vistas à mineração e captura de informações e consequente captura da experiência humana que passa a compor o capital de predição, principal capital das plataformas digitais”, pontua a professora e presidenta da RNCD.

Em texto publicado no portal Observatório das Eleições e posteriormente na plataforma da RNCD, a professora doutora Helena Martins, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também participará de forma presencial da mesa-redonda da terça-feira (18), considera que “mais do que mentiras, o que a estratégia de desinformação promove é uma desordem informacional, um desencontro, de modo que a verdade, as instituições tradicionais e seus portadores parecem afetar pouco uma parcela da população, diuturnamente bombardeada por conteúdos que as afetam de outras formas, especialmente no campo dos valores”. Professora do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, da UFC, Helena Martins tem realizado pesquisas no campo da Economia Política da Comunicação.

A mesa também contará com a presença da jornalista e pesquisadora Tamiris Tinti Volcean, líder do movimento e plataforma de checagem de fatos Aletheia Fact, que vai falar sobre a produção de conteúdos fraudulentos e os cuidados necessários para o público não ser enganado por fake news. Pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) aponta que publicações com conteúdo de falso teor possuem 70% mais chance de serem compartilhadas do que aquelas que apresentam informações verdadeiras. Aliada à desinformação está às fake news (notícias falsas), cuja disseminação gera uma intensa onda de ódio, calúnia e descredibilização de instituições e fontes de notícia, principalmente, no que diz respeito ao período eleitoral.

Oficinas e Programação Cultural

Além das mesas-redondas, a programação diária da VI Semana de Jornalismo do Cariri contará com programação cultural e oficinas gratuitas. Para participar do evento não é necessário ser estudante da UFCA nem pagar qualquer taxa. As vagas, no entanto, são limitadas e a emissão de certificados dependerá do comparecimento às atividades.

Agência Cariri

E-mail: agenciacariri.iisca@ufca.edu.br