Terminam no próximo domingo, dia 16 de outubro, as inscrições para a sexta edição da Semana de Jornalismo do Cariri. Aberto ao público, o evento realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri tem como tema “Mídia e Democracia” e será realizado de modo presencial no auditório do Campus da UFCA em Juazeiro do Norte entre os dias 18 e 21 deste mês. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link. Todos os inscritos que confirmarem presença receberão certificado de participação. 

A poucos dias para a votação  do segundo turno das eleições presidenciais, a Semana de Jornalismo do Cariri vai reunir, em um dos dias do evento, especialistas para discutir a atuação do jornalismo político no processo eleitoral. Na quarta-feira (19), o tema será debatido pelo jornalista e colunista de Política do jornal O Povo, Érico Firmo, pela jornalista e representante do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), Bruna Vieira, e pela professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Luciana Fernandes Veiga, doutora em Ciência Política. A Mesa será mediada pelo jornalista e professor da UFCA, Edwin Carvalho, que possui experiência em cobertura jornalística de eleições e campanhas eleitorais. 

Nos últimos anos, o Brasil vem registrando aumento no número de casos de assassinatos, violência e perseguição contra os profissionais de jornalismo. Pesquisa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) aponta que a violência contra jornalistas no ano de 2022 aumentou 69,2% em relação ao ano anterior. No período eleitoral, aconteceram pelo menos 2,8 milhões de agressões virtuais a jornalistas, de acordo com pesquisa feita pelo Repórteres sem Fronteiras (RSF).

Segundo Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, durante as eleições, o jornalismo político tem o papel fundamental de contribuir para o esclarecimento da população a respeito das questões que envolvem todo o processo eleitoral. Ele destaca que os modos como a imprensa aborda o cenário político vêm interferindo diretamente nas mudanças políticas do Brasil. “Há também as situações provocadas pela própria desinformação em massa e as ações direcionadas contra a classe dos jornalistas de produzir tentativas de descredibilização da atividade profissional de jornalistas e do próprio jornalismo, que vem, sobretudo, do vetor da política. São atores políticos os maiores agressores de jornalistas da imprensa”. Rafael Mesquita estaria presente no evento, mas em função do cancelamento do voo será substituído pela jornalista e representante do Sindjorce, Bruna Vieira.

Confira a programação completa do evento

Agência Cariri 

 E-mail: agenciacariri.iisca@ufca.edu.br

Instagram: @agencia.cariri

Juliete Fechine / Agência Cariri